O Prêmio Jovem da água de Estocolmo Brasil busca para a final nacional o máximo desenvolvimento das habilidades dos finalistas, para isso, temas fundamentais como a comunicação, apresentação de projetos, empreendedorismo, captação de recursos e construção de modelos de negócio foram trabalhados através das mentorias organizadas pela equipe de Pré-Seleção.
Para além da orientação, as mentorias organizadas pela equipe do prêmio tem como objetivo fortalecer emocionalmente os jovens e inspirá-los com novas perspectivas e ideais, proporcionando a melhoria contínua das apresentações, adquirindo experiência prática através de exemplos de outros trabalhos apresentados por profissionais da área, proporcionando completa assistência para que estejam preparados para todas as etapas desde as apresentações até as oportunidades de networking que ocorrerão em suas trajetórias durante e pós prêmio.
Conheça nossos Mentores
Mentoria comunicação audiovisual: Como trabalhar o audiovisual em vídeo apresentação?
Bruno Acosta
Mestrando em Cinema pela UBI - Universidade da Beira Interior - Portugal, e pós graduado em Cinema e Linguagem Cinematográfica pela Estácio de Sá.
Os 5 projetos finalistas devem realizar uma apresentação em vídeo abordando os principais aspectos do trabalho, nele os participantes ficam livres para explorar a melhor forma de mostrar ao júri todos os impactos que o projeto traz para sociedade, meio ambiente, sustentabilidade, bem como, os passos de desenvolvimento da pesquisa.
A mentoria de audivisual para vídeo apresentação busca norteá-los nesta etapa, oferencendo ferramentas e conceitos que ajudam os alunos a expressar suas ideias de forma criativa e inovadora, os ensinando a construir narrativas visuais coerentes e cativantes para atrair o público.
Escolhido como mentor, Bruno Acosta, mestrando em Cinema pela UBI – Universidade da Beira Interior – Portugal, e pós graduado em Cinema e Linguagem Cinematográfica pela Estácio de Sá – São Paulo, atua como ator, diretor, fotógrafo, som direto e pós produção em som e montagem, além de compositor de trilhas sonoras.
Acosta foi responsável pela mentoria de 2024, aplicando 1 hora de aula com foco em métodos de filmagem, aplicativos para edição de vídeo, as melhores opções de equipamentos, banco de imagens e etc.
Mentoria de apresentação assertiva: Como realizar uma apresentação clara e objetiva?
Os 5 projetos finalistas passarão por duas etapas de apresentações, sendo uma para os jurados que farão entrevistas ao termino de cada exibição e, outra na solenidade de premiação que ocorrerá para o público local e será transmitida online.
A mentoria de apresentação objetiva desenvolve a habilidade de clareza para a estruturação do conteúdo, abordando métodos de organização dos pensamentos, síntese do projeto, influência com o público, visando abordagem apenas do que é essencial.
Escolhida como mentora, Marielly Rocha, é técnica em Farmácia e estudante de Ciências Fundamentais para a Saúde na USP. Desde 2018, participa de projetos de pesquisa em diferentes áreas da saúde humana, sendo, atualmente, aluna de Iniciação Científica no Instituto Butantan em um projeto que visa o desenvolvimento de novas ferramentas para imunoterapia antitumoral.
Mentoria de controle emocional: Como lidar com a ansiedade em apresentações?
Ana Bressane
Psicóloga com Especialização em Orientação Profissional e Desenvolvimento de Carreira pelo Instituto Sedes Sapientiae.
Tendo em vista todo o processo de seleção que os jovens passam, é natural que apresentem sentimentos de ansiedade, nervosismo e receios, entretanto observar o nível e intensidade com que esses sentimentos aparecem deve ser acompanhado. Segundo a matéria “Registros de ansiedade entre crianças e jovens superam os de adultos pela 1ª vez no Brasil” postada em maio de 2024, do jornal Folha de São Paulo, aponta que a cada 100 mil jovens entre 15 e 19 anos, 157 sofrem de ansiedade.
Para o bem-estar dos jovens em todas as etapas, a mentoria de ansiedade em apresentações tem como objetivo primordial auxiliar os jovens na identificação de sintomas físicos de ansiedade, compreender os sentimentos/situações que a causam e técnicas de respiração para trabalhar o relaxamento, foco, diminuição de sintomas de estresse e ansiedade.
Escolhida como mentora, Ana Bressane, é Psicóloga com Especialização em Orientação Profissional e Desenvolvimento de Carreira pelo Instituto Sedes Sapientiae. Desde 2001 é Praticante e Instrutora de Yoga, atuando também como persquisadora de Técnicas de Respiração e Meditação.
Bressane, foi responsável pela mentoria de 2024, aplicando 1 hora de aula sobre técnicas de respiração para gerenciar e reduzir os sintomas de ansiedade, melhorar o foco, oxigenação e encontrar o equilíbrio emocional.
Mentoria de apresentação e escrita acadêmica: Revisão de apresentação e trabalho escrito
Flávia Twardowsky
Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS (Instituto Federal Rio Grande do Sul). Doutora em Engenharia de Produção e Mestre em Ciência e Tecnologia em Alimentos pela UFRS
A revisão de apresentação e documento escrito é uma das fases cruciais, pois é neste momento que existe a oportunidade de ajustar e aprimorar o conteúdo antes da apresentação final. Através da verificação do trabalho/apresentação oral é possível certificar-se de que os argumentos utilizados apresentam consistência e estão estruturados de forma lógica, mantendo uma comunicação adequada ao nível de conhecimento exigido pelos jurados da etapa internacional.
Visando a excelência do representante brasileiro, a mentoria de revisão de apresentação e trabalho escrito tem como objetivo passar todos os pontos de correção com a perspectiva dos jurados internacionais.
Escolhida como mentora, Flávia Twardowski, é professora, engenheira e atualmente está como Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS (Instituto Federal Rio Grande do Sul). Doutora em Engenharia de Produção e Mestre em Ciência e Tecnologia em Alimentos pela UFRS, trabalha há 14 anos como professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul no Campus Osório, onde onde começou a instigar estudantes da educação básica a desenvolverem projetos de pesquisas.
Mentoria de adaptação ao idioma: Revisão de apresentação em inglês
Flávia Twardowsky
Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS (Instituto Federal Rio Grande do Sul). Doutora em Engenharia de Produção e Mestre em Ciência e Tecnologia em Alimentos pela UFRS
A revisão por um profissional que é da área permite a correção de lacunas que o autor pode não perceber, garantindo que o projeto estará adequado para o público alvo. Na etapa internacional toda a apresentação, slides e documento escrito, deve ser realizado em inglês. Sendo assim, a linguagem técnica deve estar traduzida adequadamente para que não haja falha na compreensão da defesa do projeto. A mentoria de apresentação em inglês está para garantir o aprimoramento do projeto.
Escolhido como mentor, Felipe, é doutorando em engenharia química pela Unicamp na área de fracionamento e aproveitamento de lignina Kraft para uso como antioxidante de fonte renovável. Possui mestrado na mesma instituição e graduação em engenharia química pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), com período sanduíche na New York University concedido pelo Programa Ciências sem Fronteiras. Atua como Coordenador de Programação e Produção no Departamento de Biomateriais da DMC, em São Carlos.