Prêmio Jovem da Água de Estocolmo

Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2024: Manoel José Nunes Neto, estudante de 17 anos do Piauí, é destaque da etapa Internacional

Com projeto revolucionário, um Rover Aquático destinado ao monitoramento da qualidade da água em regiões isoladas, Manoel conquistou o cobiçado People’s Choice Award, recebendo mais de 400 mil votos.

Paiauense é destaque na etapa internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2024

 Semana Mundial da Água de 2024 foi palco de um dos eventos mais aguardados no calendário global de jovens inovadores: a Etapa Internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo. Realizada no dia 27 de agosto, a cerimônia de premiação deste ano foi marcada pela presença da família real sueca e contou com participação de mais de 40 países, cada um representado por estudantes que se dedicam a criar soluções inovadoras para os desafios hídricos globais. Entre eles, o Brasil brilhou intensamente com o talento de Manoel José Nunes Neto, estudante piauiense de 17 anos que levou a ciência jovem brasileira a um novo patamar.

Manoel desenvolveu um projeto revolucionário: um Rover Aquático destinado ao monitoramento da qualidade da água em regiões isoladas, que deu a ele o primeiro lugar na etapa nacional da premiação, realizada no Brasil pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), por meio do programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS), e pela pela Câmara Brasileira de Comércio na Suécia (Brazilcham Sweden).

Inspirado pelas notícias devastadoras sobre a contaminação por mercúrio nas comunidades ribeirinhas e entre os yanomami, o jovem piauiense, aluno do Colégio São Francisco de Sales Diocesano, decidiu criar uma solução acessível que pudesse fornecer informações cruciais sobre a qualidade da água nessas áreas. O Rover Aquático, equipado com sensores avançados, permite que as comunidades locais e órgãos de controle monitorem – de forma eficaz e contínua – os parâmetros da água, promovendo a saúde pública e a preservação ambiental.

Manoel josé nunes é cumprimentado pela Princesa Herdeira Victoria da Suécia. Foto: SIWI 

A grandiosidade do projeto de Manoel – orientado pelo professor Eduardo Alves da Silva Carvalho – foi reconhecida mundialmente, e ele conquistou o cobiçado People’s Choice Award, recebendo mais de 400 mil votos. Este feito não só elevou o nome do Brasil no cenário internacional, mas também destacou o Nordeste como um celeiro de inovação e resiliência. A vitória de Manoel é um marco histórico para o Brasil, um triunfo que ecoa nas salas de aula, nas universidades e entre todos os jovens que acreditam no poder transformador da ciência.

 

Finalistas internacionais registram a etapa 2024 antes da cerimônia de premiação. Foto: SIWI

Suecesso na Etapa Internacional

O Prêmio Jovem da Água de Estocolmo no Brasil tem sido, cada vez mais, uma plataforma poderosa de desenvolvimento para novas lideranças, reunindo mentes jovens em torno de uma causa comum: a proteção dos recursos hídricos. Este projeto, feito de jovens para jovens, tem como missão não apenas incentivar a pesquisa e a inovação, mas também atuar como um vetor de transformação na educação e na ciência brasileira, proporcionando oportunidades e moldando líderes que farão a diferença.

Este movimento crescente no Brasil só é possível graças ao apoio de parceiros fundamentais, como Banco do Brasil, Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb), Scania, Xylem, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Instituto Iguá de Sustentabilidade, TAP Air e Teleradiology Solution e Compactor. Esses parceiros acreditam no potencial da juventude brasileira e investem em um futuro onde a inovação e a sustentabilidade caminham lado a lado.

Manoel José Nunes Neto recebe certificado da premiação pelas mãos da organização Internacional. Foto: SIWI

Manoel José Nunes Neto recebe certificado da premiação pelas mãos da organização Internacional. Foto: SIWI

Adaptação: Matéria abes-dn.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima